segunda-feira, 23 de abril de 2012

Anfíbos de aquarismo

Sapo-anão-africano





























O sapo-anão-africano (Hymenochirus sp.) é um pequeno gênero de sapos aquáticos nativos da África, que se espalha de um clima tropical para áreas subtropicais, principalmente na região do Congo.

Sapos-anões-africanos são comumente criados como animais de aquarismo. Tornarem-se populares nos anos 1960 e se espalharam em todo o mundo, sendo inclusive vítimas do tráfico de animais.

São animais de aquarismo que, comparados com outros anfíbios, possuem uma baixa necessidade de manutenção.

Rã-de-unhas-africana


























A rã-de-unhas-africana (Xenopus laevis) é uma espécie de anfíbio anuro africano estritamente aquático.

As fêmeas podem atingir cerca de 15 cm de comprimento, chegando os machos a cerca de metade. Possuem cabeça e corpo achatados, corpo hidrodinâmico, possuindo patas posteriores bem adaptadas ao nado. Não possui língua, tal como os restantes membros da família Pipidae.

Alimenta-se basicamente de invertebrados aquáticos, peixes, e qualquer outro animal que caiba em sua boca, tendo um apetite voraz.

Occidozyga lima


























Occidozyga lima é uma espécie de anfíbio da família Ranidae nativa de vários países da Ásia. Os seus habitats naturais incluem campos de gramíneas de baixa altitude subtropicais ou tropicais úmidos ou inundados, rios, pântanos, lagos de água, lagoas, terras irrigadas, áreas agrícolas temporariamente alagadas, canais e valas.

Paddle-Tail Newt

















Pachytriton labiatus é uma espécie de anfíbio caudado pertencente à família Salamandridae, endêmica da China.

Essa espécie varia do preto ao castanho ou marrom pálido. Possue marcas de laranja na parte inferior de seu corpo e pode ter alguns pontos laranjas também nas costas. Sua pele é muito suave, com uma secreção de muco, e possui membros relativamente curtos.

Tritão-ventre-de-fogo





















































O tritão-ventre-de-fogo (Cynops sp.) é um gênero de anfíbios caudados da família Salamandridae, nativa da China e do Japão. Alimenta-se de insetos aquaticos ou então de insetos que caem na água.

Em cativeiro, recomenda-se que seja alimentado com larvas de mosquito, kikos-marinhos, tubifex, minhocas e larvas de mosca.

Spotted Paddle-Tail Newt

















Pachytriton brevipes é uma espécie de salamandra de aquarismo pertencente à família Salamandridae. Endêmica da China.

Axolotl









































O axoltl, axolote ou axolotle (Ambystoma mexicanum) é uma espécie de salamandra que não se desenvolve na fase de larva. É um exemplo de animal neotênico, pois conserva durante toda a vida brânquias externas, uma característica do estado larval. Os axolotes são muito usados em laboratório devido à sua capacidade de regeneração.

Nenhum comentário: