segunda-feira, 23 de abril de 2012

Bichirs

Bichir-cinza


































O bichir-de-cuvier, bichir-de-senegal, bichir-cinza ou enguia-dinossaudo (Polypterus senegalus) é uma espécie de bichir nativa da África.

A cabeça é pequena e parecida com a de um lagarto, com uma boca grande e pequenos olhos de cada lado. Dado que a sua visão é pobre, o bichir caça por olfato e, por isso, suas narinas protrudem da cabeça.

A modificada bexiga natatória serve como "pulmão", permitindo ao peixe periodicamente engolir ar da superfície da água. Num aquário podem se observar bichires subindo até à superfície para esse fim. Desde que a pele se mantenha úmida, o bichir pode permanecer fora da água por períodos de tempo indeterminados.

Bichir-ornamentado

















O bichir-ornamentado (Polypterus ornatipinnis) é uma espécie de bichir que vive no Lago Tanganica e na Bacia do Rio Congo, na África Central e Oriental.

Peixe-corda



























O peixe-corda ou peixe-cobra (Erpetoichthys calabaricus) é uma espécie de peixe dulcícola e de água salobra da família dos bichires. É o único membro do gênero Erpetoichthys e é nativo do leste da África ocidental, tendo como habitat natural os rios costeiros, desde a Nigéria até o Congo.

Nenhum comentário: